Entrevista no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) realizada no dia 19/08, pelas alunas: Juliana Abreu e Maria Adélia.

Qual seu nome e há quanto tempo trabalha no Cras Sobral?
Cosma Gabriel: Meu nome é Maria Cosma Rodrigues Gabriel, trabalho no Cras Sobral desde o primeiro semestre de 2015, mas já tive outras experiências em outros Cras.

Quando foi fundado o Cras Sobral?
Cosma Gabriel: O Cras Sobral foi fundado em 2004.

Quantas pessoas são atendidas por dia?
Cosma Gabriel: A estimativa de pessoas atendidas depende, tem períodos que são de 100 pessoas atendidas por dia, mas tem outros períodos que chegam a serem 40, 30 ou a 20 pessoas. Pois estamos com um baixo número de profissionais, pois houve o termino de contratos.

O que é desenvolvido no Cras Sobral?
Cosma Gabriel: É desenvolvido programas, projetos e oficinas. Os programas do Cras em si é o PAIF (programa de atendimento integral a família) que é o cargo chefe, mas temos também educação do município e as famílias fortes, que é junto com saúde. Esses dois programas vieram para trabalhar a família, com psicólogos e assistentes sócias, são 7 encontros e 7 semanas que as famílias são acompanhadas pelos profissionais. Os projetos que são com os grupos informativos, realizados na comunidade, feiras. As oficinas são tipificadas, no qual participam crianças, adolescentes e idosos, que acontece semanalmente, voltado para a cidadania e inclusão na educação. Temos visitas domiciliares também, onde as famílias são acompanhadas.

Qual é o público alvo?
Cosma Gabriel: Nosso público alvo primordial no momento, é o público da Bolsa Família e BBC, famílias que vivem em situação de risco, vulneráveis. Atendemos famílias encaminhadas pelo Conselho Tutelas e Ministério Público. Costumamos dizer que o Cras é a porta de entrada, pois através dele encaminhamos as pessoas. O Cras é uma politica continuada, pois ele não para, porque ele está dentro do SUAS (Sistemas Único de Assistência Social) um sistema nacional.

Agora podemos fazer uma última pergunta? (risos)
Cosma Gabriel: (risos), podem sim.

Você é feliz trabalhando no Cras Sobral?
Cosma Gabriel: Sim, pois gosto muito de trabalhar com as pessoas, sou professora e fiz curso de serviço social, quando vim para o Cras trabalhar com pessoas, fiquei muito feliz, me sinto muito bem aqui.